sábado, 2 de junho de 2012

Filme sobre homossexualidade com Glória Pires afasta patrocinadores

Fonte: 180 graus


Um diretor renomado que já teve filme até indicado ao Oscar. A protagonista é uma das atrizes mais disputadas do cinema nacional com uma carreira invejável por muitos. O roteiro tem como tema central a história de amor entre duas figuras importantes para a história do Rio de Janeiro e da literatura internacional. Com todos esses atributos é fácil imaginar que a produção do filme “Flores Raras”, dirigido por Bruno Barreto e com Glória Pires no elenco, não teria problemas para a captação de patrocínios.

No entanto, o longa-metragem enfrenta fortes barreiras nesse sentido. “Não conseguimos um tostão de nenhuma empresa privada”, afirmou Bruno, durante coletiva de imprensa de apresentação do filme, nessa quinta-feira (31), no Hotel Pestana, na Zona Sul do Rio.

Isso acontece porque o filme tem como tema central o relacionamento homossexual entre duas mulheres: Elizabeth Bishop (interpretada por Miranda Otto), poetiza americana que ganhou o prêmio Pulitzer, e Lota Macedo Soares (Glória Pires), arquiteta carioca dos anos 50 que idealizou e supervisionou a construção do Parque do Flamengo. O roteiro é baseado no livro “Flores Raras e Banalíssimas” de Carmem Lucia de Oliveira.

“Quando apresentamos o projeto para as empresas, dizem que a história é linda. Mas na hora de dar a resposta, tiram o corpo fora alegando que não podem atrelar a imagem da empresa a esse assunto. Nunca esperei passar por isso em pleno século 21 e num país que se diz de mente aberta”, contou Paula Barreto, da LC Barreto Produções.

O orçamento total do longa-metragem – que começa a ser rodado no dia 11 de junho – é de aproximadamente R$ 13 milhões, mas até o momento, só R$ 9 milhões foram captados através do do do BNDES, de instrumentos estatais, e da Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes. "É a primeira vez, em 50 anos da nossa produtora, que vamos começar a rodar um filme sem o orçamento fechado. Mas esse era o único período disponível para as atrizes gravarem. Espero que o Eike Batista, o messias do Rio, e outros investidores que olhem para nosso projeto”, disse ela.

Elenco não quer levantar bandeiras

O filme terá 98% das falas em inglês e vai se concentrar na história de amor das duas mulheres, que viveram um romance homossexual abertamente, na época da ditadura militar. “O filme conta a história de uma pessoa fraca e alcóolatra [Elizabeth], que vai ficando cada vez mais forte por saber lidar com as perdas, e de outra, Lota, que é forte mas vai ficando fraca por não saber lidar com isso. É uma história de amor única”, disse ele.
"Elas se amaram e viveram juntas os momentos mais importantes de suas vidas. Bishop ganhou o Pulitzer quatro anos depois de estar com Lota. E Lota fez o parque do Flamengo, que é uma das melhores obras do mundo. Por muito tempo elas cresceram juntas, depois começaram a crescer em direções opostas".

Para retratar melhor o drama, Glória Pires e Miranda Otto, conhecida por sua atuação em “Senhor dos Anéis”, ainda encenarão um beijo e uma cena de sexo, mas Barreto fez questão de salientar que será uma cena discreta, para não tirar o foco da trama. “ O tema central não é a preferência sexual delas. Tratamos o assunto com naturalidade e tomamos cuidado para não sermos pudicos. Existe uma cena de sexo, de quando elas fazem amor pela primeira vez, mas é para ilustrar a relação delas. O brasileiro se diz muito liberal, mas na verdade, somos conservadores”, afirmou.

Mesmo não querendo levantar bandeiras, Glória espera que o filme abra a cabeça dos espectadores. “Todo preconceito vem da falta de conhecimento. Sempre que se coloca um assunto na roda, ele é debatido e isso é bom. Espero que o longa sirva para que essas pessoas vejam a temática de outra forma e não fiquem tão preocupados com a opção sexual de cada um”, afirmou.

O elenco de "Flores Raras" ainda conta com a atriz norte-americana Tracy Middendorf, que atuou recentemente nas séries "Boardwalk Empire" e "The Mentalist". Tracy interpretará Mary, que vivia com Lota antes de Bishop aparecer na vida da arquiteta. A produção, que tem estreia prevista para 2013, será rodada no Rio de Janeiro, Pedro do Rio (Petrópolis), Nova York e Veneza.

* Este artigo não representa necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade, assim como seu crédito total, do autor da matéria.

4 comentários:

Joicy Sorcière on 3 de junho de 2012 às 13:58 disse...

O que dizer??? A mentalidade das pessoas ainda é muito medíocre... dizem que não há preconceito, mas as atitudes mostram o contrário!

bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

ELZA A. on 11 de junho de 2012 às 23:11 disse...

Estou PASMA! SE O SITE CHAMA-SE "BRASIL SEM PRECONCEITO" COMO É QUE PODE "!FECHAR" A MATÉRIA com esta besteira:"Este artigo não representa necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade, assim como seu crédito total, do autor da matéria."
POR FAVOR! como podem criticar opiniões se agem assim? SEJAM -AO MENOS- COERENTES!

ELZA A. on 11 de junho de 2012 às 23:19 disse...

Estou PASMA! SE O SITE CHAMA-SE "BRASIL SEM PRECONCEITO" COMO É QUE PODE "!FECHAR" A MATÉRIA com esta besteira:"Este artigo não representa necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade, assim como seu crédito total, do autor da matéria."
POR FAVOR! como podem criticar opiniões se agem assim? SEJAM -AO MENOS- COERENTES!

Brasil Sem Preconceito on 12 de junho de 2012 às 01:52 disse...

Elza, não entendi o que você quis dizer. Primeiro, pra que tanta agressividade? Sejamos ao menos educados, não?! Segundo... Muitas vezes há matérias com erros como "opção sexual" e coisas do gênero, porém, não podemos publicar a matéria com correção pois seria uma alteração na matéria original, sendo errado com quem a escreveu, portanto, mantemo-nas na íntegra, porém, não condiz NECESSARIAMENTE com o que penso absolutamente tudo. Isso é um padrão escrito em todas. Muitas matérias (a maioria) concordo com tudo em gênero, número e grau, porém, nem todas são inteiramente coerentes, por isso a responsabilidade é a de quem escreveu, já que a fonte é da pessoa. Quando for escrito por mim, será de minha responsabilidade. E o crédito, obviamente, deve ser o autor e não meu. Seria injusto não colocar fonte e fingir que fui eu quem escreveu a matéria, não achas? Incoerência seria se eu não fizesse isso. Até mais.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitantes Online

Quer nos seguir?

Brasil Sem Preconceito Copyright © 2011 Community is Designed by Brasil sem preconceito