domingo, 22 de abril de 2012

Livro: 100 (Cem) Escovadas Antes de Ir Para A Cama (Lés) - 2010 + Crítica

Descrição: O relato com as experiências sexuais da adolescente siciliana que se transformou num dos maiores fenômenos literários da Itália.
No inverno europeu de 2002, longe dos olhos da mãe e do pai, a jovem italiana Melissa Panarello começou a escrever um diário em que relatava, sem pudores e meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 15 e os 16 anos. A história de Melissa começa quando ela perde a virgindade aos 15 anos de idade. A descoberta de um mundo novo e diferente, o desejo de amar e se sentir amada e a ilusão de encontrar este sentimento através do sexo. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade, num vasto e surpreendente rito de iniciação sexual.
Durante dois anos a protagonista do livro experimenta as mais diferentes práticas sexuais, como se desejasse, através delas, transcender o corpo. Sexo grupal com desconhecidos, orgias regadas a drogas, sadomasoquismo, homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Em sua busca desenfreada, Melissa acaba caindo em um túnel escuro de humilhação e dor, onde se arrisca a perder para sempre aquilo que tem de mais precioso: ela mesma. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina.
Um dos motivos que transformaram este livro em sensação literária foi a tênue fronteira entre autora e personagem. Além de compartilhar com sua protagonista o nome, Melissa, a jovem autora afirma ter vivido todas as experiências narradas, trocando apenas nomes e datas. Características que fazem de seu relato uma visão da adolescência em um país onde o sexo ainda é cercado de tabus, e um retrato revelador da sexualidade neste começo do século 21.

Download: http://www.4shared.com/office/9-AQ174O/brasilsempreconceitocom-CemEsc.html?

Opinião (por Brasilsempreconceito.com): Como geralmente acontece, o livro é bem melhor que o filme. Para quem assistiu ao filme e leu o livro, percebeu que a relação de Melissa com uma garota que ela conhecera e que lhe mostrara muito sobre ela mesma foi completamente cortada. Faz muito tempo que eu o li, por isso não está tão fresco em minha memória, mas lembro que gostei bastante. É um livro para se ler sem muita pretensão. De fato, é um pouco erótico, como dá pra perceber até lendo a descrição, mas também faz você viajar. Eu recomendo se você não for daquelas pessoas que procuram livros altamente reflexivos. Se quer ler puro entretenimento - com algumas sacadas interessantes -, pode baixar sem medo.

Nota: 7,8.

1 comentários:

Trechosetextos on 22 de abril de 2012 10:49 disse...

Estou seguindo!
http://textos-e-trechos.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitantes Online

Quer nos seguir?

Brasil Sem Preconceito Copyright © 2011 Community is Designed by Brasil sem preconceito