terça-feira, 24 de abril de 2012

Defensoria de TO lança seminário de direito e diversidade sexual

Fonte: JusClip

O primeiro Seminário de Direito e Diversidade Sexual, promovido pela Defensoria do Estado, foi lançado na manhã desta segunda, 23 de abril.

A coordenadora do Nudis e do Cejur, Fabiana Razera, informou que o evento visa discutir as conquistas LGBT e aproximar o assunto da população tocantinense. Na ocasião, o defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza, lembrou da crescente população homossexual no país e destacou a intolerância e o desrespeito. A Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Centro de Estudos Jurídicos – Cejur e do Núcleo Especializado da Diversidade Sexual – Nudis, realizou na manhã desta segunda, 23, o lançamento do 1º Seminário de Direito e Diversidade Sexual, que vai acontecer nos dia 4 e 5 de maio. A coordenadora do Nudis e do Cejur, defensora pública Fabiana Razera, destacou que o objetivo do evento vai ser discutir as conquistas do LGBT nos Tribunais Superiores e aproximar o assunto da população do Tocantins. “Com isso vamos lançar mão de uma ferramenta para combater o preconceito e conscientizar a comunidade LGBT de seus direitos além de reforçar a campanha de combate à homofobia”, informou. Segundo informou Fabiana, o Nudis, criado no ano passado, tem trabalhado para diminuir a discriminação e o preconceito.

“Queremos diminuir e quem sabe erradicar a violência ao homossexual”, destacou. Durante o evento, o defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza, falou da importância de a sociedade compreender a necessidade de acabar com a discriminação. “Temos que ajudar a promover o respeito ao próximo”, destacou. Lembrando que segundo o último senso do IBGE, hoje no Brasil são mais de 18 milhões de homossexuais e por volta de 60 mil casais homoafetivos, Souza ressaltou que a sociedade precisa aprender a conviver com as diferenças.

“A cada dois dias um homossexual é assassinado. Isso tem que parar”, finalizou. Temas de interesse LGBT vão ser discutidos Abrindo o seminário com o tema “Direito Homoafetivo nos Tribunais”, vai estar presente a advogada Maria Berenice Dias. A “Transexualidade Masculina e feminina”, vai ser abordada pelo médico Walter Koff. O primeiro dia do evento vai contar ainda com a palestra sobre a “Adequação de nome e sexo no Registro Civil do Transexual”, que vai ser ministrada pela advogada Tereza Rodrigues Vieira e logo após o tema “Contextualização da homofobia no Brasil”, vai ser abordado pela coordenadora do Centro de Referência da Diversidade de São Paulo, Irina Bacci. Já o segundo dia vai abordar o tema “Adoção Homossexual”, com o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior. O advogado Dimitri Sales vai discorrer sobre a “Sexualidade e Direito”. O deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Jean Willys, também vai estar presente no evento abordando o “Casamento Civil Igualitário”. A advogada venezuelana Tamara Adrian vai falar sobre o tema “A ONU e a OEA sobre a orientação sexual e identidade de gênero: os rápidos desenvolvimentos em 2012”. Para encerrar o seminário, a transexual Fernanda Bevenutt, que é militante do Movimento Nacional de Travestis e Transexual da Paraíba vai abordar o tema “Travertilidade e Transexualidade”.

* A matéria em questão é de inteira responsabilidade dos seus criadores, assim como seu crédito total.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitantes Online

Quer nos seguir?

Brasil Sem Preconceito Copyright © 2011 Community is Designed by Brasil sem preconceito