sábado, 21 de abril de 2012

ISRAEL: Movimento judaico em Israel acolhe rabinos homossexuais

Fonte: Portugal Gay

O seminário conservador judaico em Israel anunciou que vai permitir que pessoas abertamente homossexuais sejam rabinos, superando anos de oposição por muitos de seus próprios líderes.

O Seminário Rabínico Schechter, afiliado com o movimento judaico conservador de Israel, disse que iria começar a aceitar gays e lésbicas como estudantes rabínicos em Jerusalém neste outono. A decisão de quinta-feira acabou com a separação com o movimento conservador nos EUA, que começou a aceitar gays e lésbicas em 2006 e ordenadou o seu primeiro rabino (por sinal, uma mulher) abertamente homossexual no ano passado.

O judaísmo conservador tem uma grande importância nos EUA, mas pouca influência em Israel. A questão de acolher gays e lésbicas não é bem vinda por todos como explica o próprio comunicado: "No mundo conservador, há rabinos que aceitam a ordenação de estudantes gays e lésbicas, bem como aqueles que não o fazem", disse o comunicado. "A decisão é o resultado de um longo processo que incluiu uma ampla consulta e uma busca para encontrar um consenso entre opiniões divergentes que permitirá a continuação da cooperação."

O movimento conservador tem uma interpretação a lei judaica mais rigorosa do que o movimento da Reforma liberal, mas a sua ordenação de rabinos do sexo feminino são rejeitados pelos judeus ortodoxos.

Nos EUA, a maior denominação judaica é constituída pelo Movimento de Reforma, que já ordena pessoas abertamente homossexuais há décadas. Pelo contrário, nenhuma instituição ortodoxa aceita alunos abertamente gays e lésbicas.

* A matéria em questão é de inteira responsabilidade dos seus criadores, assim como seu crédito total.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitantes Online

Quer nos seguir?

Brasil Sem Preconceito Copyright © 2011 Community is Designed by Brasil sem preconceito