sábado, 21 de abril de 2012

Com acervo de 9 mil itens, universidade inaugura museu para condenar racismo nos EUA

Com o objetivo de reunir e expor “objetos de intolerância para promover a justiça social”, será inaugurado no próximo dia 26 de abril, em Michigan, centro-oeste dos EUA, o Museu Jim Crow de Recordações Racistas. Trata-se de uma coleção de pôsteres, placas e até mesmo brinquedos que mostram, de forma chocante, a segregação racial no país.

Divulgação/Jim Crow Museu

Com nove mil peças, a exposição abrange itens que foram produzidos até mesmo durante a campanha do então candidato presidencial Barack Obama. Outro objetivo dessa exposição é “tornar-se líder no ativismo social e na discussão das relações de raça”.

Seu curador e idealizador, o professor de sociologia David Pilgrim. Afro-descendente, começou a recolher os itens enquanto ainda era um adolescente. Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, ele faz questão de ressaltar que seu projeto não representa uma apologia ao racismo, mas, pelo contrário, uma tentativa de “conscientização”. No site oficial da instituição, ele lembra que há três décadas “coleta itens que difamam africanos e seus descendentes norte-americanos” e se descreve como “um colecionador de lixo”.

Placas obtidas em lojas e veículos do antigo sistema de transporte público norte-americano trazem orientações sobre os locais em que negros poderiam ou não estar. No slogan de uma empresa da época, lê-se: “Nosso negócio é preto, mas nós tratamos você como branco”.

Em outro pôster, o absurdo é tamanho que dá origem à esquematização de uma “evolução” que parte de uma melancia e chega a um cidadão negro. No setor de brinquedos, há itens considerados racistas que foram projetados para entreter crianças e decorar casas, como bonecas, abridores de garrafas e um pote para ervas de chá com a modelagem da cabeça estereotipada de um homem negro.

Com investimento avaliado no equivalente a quase quatro milhões de reais, o Museu Jim Crow é administrado pela Universidade Estadual Ferris e pretende desenhar a trajetória da “experiência afro-americana nos EUA” dos momentos que precederam a escravidão à ascensão dos movimentos de defesa dos direitos civis na modernidade.

Divulgação/Jim Crow Museum
* A matéria em questão é de inteira responsabilidade dos seus criadores, assim como seu crédito total.

1 comentários:

Verônica on 21 de abril de 2012 às 23:06 disse...

Adorei a iniciativa, um modo bem interessante de tratar do racismo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Visitantes Online

Quer nos seguir?

Brasil Sem Preconceito Copyright © 2011 Community is Designed by Brasil sem preconceito